Música Sacra

De modo geral, compreende-se a música sacra como a música cujo fim principal é o uso litúrgico nas cerimônias religiosas de tradição judaico-cristã, embora, no seu sentido amplo, também possa ser estendido a toda manifestação musical em outras religiões. 
A tradição cristã, ao longo da sua história, tem na música sacra um grande aporte litúrgico que compreende desde a salmódia antifonal, dos primórdios judaicos; passando pelo canto Gregoriano medieval até as formas características da idade moderna, como o moteto, o oratório, a missa e a cantata entre outros.
e changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

HIS

RIA

CENTRO

CULTURAL

BARROCO

NA BAHIA

O Centro Cultural Barroco na Bahia é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é resgatar e promover a prática da música sacra erudita em Salvador, tendo na Catedral Basílica Primacial, o seu principal local de apresentações e divulgação deste repertório musical.
A história do "Barroco na Bahia" se iniciou a partir do convite de Sua Eminência Dom Lucas Moreira Neves, Arcebispo de Salvador entre 1987-1998, ao Pe. Hans Bönisch, para que este elaborasse e implantasse o projeto "Barroco na Bahia". 

 
A partir da missão recebida, o Pe. Hans Bönisch fundou, em 1991, na Alemanha, a associação "Barock in Bahia", formada por um grupo cristão com o objetivo de revitalizar a música sacra-clássica em Salvador conforme o pedido de Dom Lucas Cardeal Moreira Neves. Como etapa essencial desse processo, entre 1995 e 1996, o Pe. Hans Bönisch realizou, com o apoio do Governo da República Federal da Alemanha e do "Centro Europeu Schloss Raesfeld", a restauração completa da "Antiga Residência do Dr. Ernesto Simões Filho", hoje sede do projeto "Barroco na Bahia", localizada no bairro da Saúde, no Centro Histórico de Salvador.
    No posto de Mestre de Capela da Catedral Basílica de Salvador, o Pe. Hans Bönisch passou então ser o responsável pela música na Catedral, atuando regularmente através dos concertos dominicais e das missas solenes, com a participação do coro e orquestra Barroco na Bahia e do grupo de canto Gregoriano em diversos momentos do calendário litúrgico anual.

CORO E

ORQUESTRA

BARROCO

NA BAHIA

Coro

O Coro Barroco na Bahia é uma atividade filantrópica que nasceu com a finalidade de resgatar a tradição de se executar um vasto repertório musical sacro que compreende diversas obras da música erudita dos períodos renascentista, barroco e clássico, sempre executados na língua original e respeitando os preceitos estilísticos de cada período, buscando assim, o máximo de autenticidade na sua interpretação. 

Coro e Orquestra Barroco na Bahia em apresentação solene na Catedral Basílica de Salvador.

O vasto repertório musical compreende música para coro "a cappella", coro e órgão e coro e orquestra. Dentre os principais compositores executados estão: Tomás Luis de Victoria, Orlando de Lasso, Claudio Monteverdi, Antonio Vivaldi, Johan Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel, Manoel Dias de Oliveira, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Schubert, Felix Mendelssohn Bartholdy, Gioacchino Rossini, Giacomo Puccini, Camille Saint Saens, Charles Gounod, Cesar Franck e Anton Bruckner.
Atualmente, integram o Coro, cerca de 35 coristas entre homens e mulheres que se apresentam com freqüência durante concertos dominicais e nas missas solenes da Catedral Basílica. O grupo já participou da produção de 12 da óperas apresentadas no Teatro Castro Alves e nas gravações de diversos discos (CD) com repertório que vai da ópera alemã ao cancioneiro de Natal

Coro Barroco na Bahia.

Os ensaios do Coro Barroco na Bahia acontecem sempre às segundas, das 19:30 h. às 21:00 h na sede do Centro Cultural Barroco na Bahia, localizada na Rua Jogo do Carneiro n. 314, no bairro da Saúde,  no Centro Histórico de Salvador.

Orquestra

 

A Orquestra Barroco na Bahia é um conjunto instrumental cuja existência é fundamental para a execução do repertório musical sacro erudito, objeto do trabalho musical do Centro Cultural Barroco na Bahia. 

Composta pelos quatros naipes instrumentais da orquestra: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão, o conjunto se apresenta frequentemente com o Coro Barroco na Bahia, na execução de grandes peças para coro e orquestra, bem como em apresentações exclusivamente instrumentais, onde são executados peças escritas para diversas formações como quarteto de cordas, orquestra e baixo contínuo etc.

Coro e Orquestra Barroco na Bahia.

ÓR

GÃO

Os primeiros recursos para a aquisição do órgão de tubos foram organizados através do grupo "Barock in Bahia e.V." na Alemanha sob os cuidados do Mestre de Capela da Catedral, o Pe. Hans Bönisch entre 1990 e 1992. A primeira doação, ocorrida em 1991, em Roma, foi feita pelo então Cardeal Ratzinger, atual Papa Emérito Bento XVI. 
Construído em 1992, na Alemanha, o órgão da Catedral Basílica chegou em Salvador em dezembro do mesmo ano e foi inaugurado solenemente em 19 de janeiro de 1993.
Inicialmente, o instrumento possuía 6 registros e 410 tubos, com apenas um teclado e uma pedaleira. Em abril de 1996, o instrumento foi danificado em decorrência de uma tempestade que prejudicou a cobertura, provisoriamente coberto em virtude de um restauro no telhado da Catedral. Graças ao apoio do Governo do Estado da Bahia, foi possível a restauração total do instrumento, na Alemanha, que foi reinaugurado em outubro de 1996.
Entre 1997 e 2007, foram realizadas 7 ampliações do órgão que passou a ter 25 registros e mais de 1.500 tubos, com 2 teclados e pedaleira.

Em janeiro de 2020, o Órgão passou por mais uma ampliação com o acréscimo de tubos e novos registros, aumentando a sua sonoridade e possibilidades musicais. Hoje, o órgão possui um som digno e majestoso que inunda a igreja mãe do Brasil, a Catedral Basílica de Salvador, Sé primacial do Brasil.

O órgão da Catedral é tocado freqüentemente nas missas solenes, executadas com o Coro Barroco na Bahia, e durante os concertos dominicais realizados às 11:00h, sob a direção do organista titular e Mestre de Capela da Catedral, o Pe. Hans Bönisch. Além dos concertos dominicais, o Barroco na Bahia oferece também concertos para grupos turísticos solicitados e agendados previamente com o Pe. Hans.

FALTA IMAGEM ÓRGÃO 3

Desse modo, ao longo de sua história, o Centro Cultural Barroco na Bahia, através do órgão, do coro e orquestra protagonizou e promoveu mais de 1.500 apresentações musicais com diversas formações e repertórios.

SI

NOS

Considerado na Igreja Católica um objeto sagrado, os sinos representam um chamado sonoro para as Missas, bem como uma forma de avisos sobre acontecimentos importantes e até mesmo alertas à população.
Na Catedral Basílica de Salvador, até o fim da época dos jesuítas, foram instalados pelo menos 10 sinos trazidos de Portugal. Atualmente, 3 deles ainda existem, dos quais, o maior, de 1699, apresenta rachaduras, possivelmente por ter sido tocado de forma inadequada durante muito tempo e encontra-se na frente da torre à esquerda da nave da catedral. 

Dois outros sinos em perfeito estado, mas de dimensões menores, encontram-se na mesma torre da esquerda, situados na fachada voltada para a Praça da Sé. São da mesma fundição e, de acordo com as características, parecem ser os sinos que chegaram de Portugal em 1581 para a Antiga Igreja de Mém de Sá e, provavelmente, sejam os sinos mais antigos do Brasil. 

Em 2019, a Catedral lançou uma campanha para a reativação destes dois sinos e, no dia do patrono da cidade de Salvador, São Francisco Xavier, em 10 de maio de 2019, foram inaugurados os sinos que ficaram em silêncio por mais de meio século. Atualmente, eles tocam todos os dias às 12:00 h e 18:00 h e antes da Missa Dominical para a Glória de Deus e a alegria do povo de Deus

Catedral Basílica de Salvador

Ficha Técnica

 

Ideia e Concepção

Vicente Santana

Design e Desenvolvimento

Lirio Web Digital

Fotografias

Marcio Shimamoto

Pesquisa Histórica e Texto

Belinda Neves

Tradução para o Inglês

Rose Pezzano 

Texto Liturgia

Pe. Nilton

Texto Boas Vindas

Pe. Abel Carvalho

Assessoria e Colaboração

Ricardo Vieira

Endereço

Largo Terreiro de Jesus, s/n - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-210 | Brasil

Telefone

Horário de Funcionamento

Entre em contato

  • Grey Instagram Icon

©2020 Catedral Basília de Salvador

CPNJ

Mapa do Site

Design