Arte Sacra

De modo sintético, a arte sacra cristã pode ser entendida como toda a manifestação artística de inspiração religiosa cuja temática esteja centrada na representação do Cristo, da Virgem Maria e dos Santos. Esta arte é essencialmente voltada para uso religioso no culto divino, fomentando a vida litúrgica dos fiéis e que exerce o poder da instrução catequética através das representações das histórias e passagens bíblicas sobre os mistérios da fé e da redenção registrados em pinturas e esculturas.

O acervo de arte sacra pertencente à Catedral Basílica de Salvador é caracterizado pela riqueza estética, diversidade estilística e volume de exemplares de bens móveis e integrados, compreendendo uma grande diversidade de materiais e técnicas empregadas na sua confecção.

Imagem de Nossa Senhora das Dores. Madeira policromada do séc. XVIII. Sacristia da Catedral Basílica.

IMA

GI

NÁRIA

Relacionado à escultura, o termo imaginária define o conjunto escultórico sacro com finalidade litúrgica de importante papel no culto católico. Este conjunto é manifestado em quatro tipologias distintas básicas, expressas e caracterizadas de acordo com a sua função.

Imagens retabulares: voltadas à devoção, localizadas em nichos laterais de retábulos e capelas e, portanto, caracterizadas pela expressividade dramática para visualização à distância.

Grupo Escultórico do Presépio. Terracota policromada. Séc XIX.

Imagem processional ou de vestir: Imagens utilizadas em momentos litúrgicos a céu aberto, feitas em tamanho próximo ao natural e caracterizadas pelo realismo observável por vários ângulos.

Imagem de Nossa Senhora das Dores. Imagem de Vestir em Madeira policromada, cabelo natural e tecidos. Séc. XVIII.

Imagem narrativa ou grupo escultórico: Contam histórias ou representam cenas bíblicas. São caracterizadas pela gestualidade pouco usual e a necessidade do seu conjunto para compreensão de sua representação.

Grupo Escultórico do Presépio. Terracota policromada. Séc XIX.

Imagens de oratório:  São destinadas ao culto familiar e apresentam dimensões bastante variadas em função do tamanho dos oratórios.

    A imaginária da Catedral Basílica é caracterizada por uma grande diversidade de representações iconográficas, apresentando exemplares das principais tipologias escultóricas com grande destaque para as imagens retabulares como a Santa Úrsula, Nossa Senhora da Conceição, Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santos Mártires, Santa Ana, expostas nos altares e nichos ao longo da nave. Da mesma forma, exemplares da imaginária processional, como o Cristo Morto e a Nossa Senhora das Dores.

Busto Relicário de São Francisco Xavier. Prata e madeira policromada. Séc. XVIII.

HIS

RIA

PIN

TU

RA

Coroação da Vírgem Maria. Óleo sobre cobre. Séc. XVII.

O acervo pictórico da Catedral Basílica, tal como nas grandes igrejas coloniais históricas do Brasil, é caracterizado pela predominância de exemplares de pintura de cavalete e pintura sobre painel de madeira ou metal. Dispostos ao longo de toda a extensão da igreja - nave, capelas, sacristia e o forro da biblioteca - as pinturas retratam cenas bíblicas com representações da vida de Cristo e de Maria, santos e mártires, com destaque aos jesuítas martirizados e fundadores da Companhia de Jesus. 

Grande parte desse acervo pictórico está integrada aos altares, forros e paredes, cuja autoria não se sabe ao certo, apenas que foram feitas por irmãos jesuítas que não eram profissionais, mas que possuíam talento e o desenvolveram.

Especialistas afirmam que este vasto acervo é composto pelas primeiras obras pictóricas da história das artes plásticas na Bahia e, provavelmente, também no Brasil.

Cenas do Novo Testamento. Óleo sobre madeira. Séc. XVIII.

Catedral Basílica de Salvador

Ficha Técnica

 

Ideia e Concepção

Vicente Santana

Design e Desenvolvimento

Lirio Web Digital

Fotografias

Marcio Shimamoto

Pesquisa Histórica e Texto

Belinda Neves

Tradução para o Inglês

Rose Pezzano 

Texto Liturgia

Pe. Nilton

Texto Boas Vindas

Pe. Abel Carvalho

Assessoria e Colaboração

Ricardo Vieira

Endereço

Largo Terreiro de Jesus, s/n - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-210 | Brasil

Telefone

Horário de Funcionamento

Entre em contato

  • Grey Instagram Icon

©2020 Catedral Basília de Salvador

CPNJ

Mapa do Site

Design