A Catedral

No Pelourinho, bairro do centro Histórico da cidade de Salvador, está situada no Terreiro de Jesus, a Catedral Basílica Primacial de São Salvador. A principal igreja, mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de Salvador da Bahia, é também o local que abriga a cátedra do arcebispo metropolitano e primaz do Brasil, além de ser também, a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. 

002 - PRIMA SEDES IN BRASILIA.jpg

Cátedra do Arcebispo.

A igreja do antigo colégio dos jesuítas, em 1766/1767, passou a ser a Catedral Metropolitana em decorrência da transferência, para esta, do cabido da diocese devido à realização de obras na antiga igreja da sé. Consequentemente, este fato rendeu-lhe o título de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil.

003 - NAVE CATEDRAL.jpg

Vista da Nave

Por este motivo, é nesta igreja em que o arcebispo primaz preside os principais atos litúrgicos de sua sé, como a celebração da Missa dos Santos Óleos, realizada na quinta-feira santa, quando são abençoados os óleos usados durante todo o ano nas paróquias da cidade; a Missa de Páscoa, realizada solenemente no domingo de Páscoa e a Missa de Natal, realizada no dia 25 de dezembro. Além dessas ocasiões especiais, ao longo do ano, as atividades ocorrem normalmente com missas, confissões e visitações entre outras.

Missas:  

Domingo: 10:00h.

Quinta-feira: 17:00h

Confissão: 

Quinta-feira: das 15:00às 17:00h

 

Visitação:

Todos os dias: das 09:00 às 18:00h

SEDE

PRI

MAZ

LI

TUR

GIA

A liturgia sagrada é um serviço ao povo para uma vida repleta da Graça de Deus. É desta forma que compreendemos a liturgia (do grego, λειτουργία) da Santa Igreja Católica. Não se trata de um serviço subsidiário unilateral, mas requer, para sua eficácia, uma interação de fé em meio às celebrações próprias de cada sacramento e sacramentais. Uma vez que a liturgia é meio eficaz para sinalizar sensivelmente a Graça de Deus, depende de um modo próprio de operar que deve ser seguido por toda a igreja universal (modus operandi). A liturgia ainda traduz a experiência / vivência de fé da comunidade cristã.

004 - CRUCIFIXO.jpg

Crucifixo no Altar-mor

A Catedral Basílica é sede do Arcebispado de São Salvador na Bahia e, como indica o número nove do cerimonial dos bispos, o bispo de cada diocese é o administrador da graça do supremo sacerdócio, e dele dependem, no exercício do seu poder, tanto os presbíteros, como os diáconos. Deste modo, o Arcebispo é o principal dispensador dos mistérios de Deus, e o ordenador, promotor e guardião de toda a vida litúrgica dessa Igreja que lhe está confiada. No mesmo cerimonial, número onze, diz que a catedral é o lugar onde deve espelhar, como modelo, a liturgia da arquidiocese: “todos devem dar a maior importância à vida litúrgica da diocese que gravita em redor do Bispo, sobretudo na igreja catedral”.

Nesse sentido, o atual Pároco da Catedral Basílica, o Pe. José Abel Carvalho Pinheiro, tem cercado de cuidados as celebrações dos sacramentos e, de modo especial, da Eucaristia cuja liturgia remonta ao início da vida da Igreja, como podemos conferir nos escritos de São Justino, século primeiro. Assim, desde o zelo para com o espaço sagrado, operando ostensiva limpeza e reformas necessárias, à compenetração e atenção nas celebrações litúrgicas, a máxima é primar pela sede do Arcebispado primaz do Brasil e a mãe de todas as igrejas católicas brasileiras.

Contudo, a liturgia não é “engessada” ou inflexível às diversas realidades presentes nas comunidades paroquiais ou às motivações que a dinâmica da igreja apela nas celebrações, no entanto, deve-se seguir sempre os princípios norteadores que são preponderantes na vida litúrgica da igreja, sem os quais, o própria sacramento em questão, pode ser comprometido. Com isso, compete à Catedral reluzir, com a primazia que lhe compete, a liturgia que deve atravessar toda Arquidiocese.

CLER

RO

O clero da Catedral Basílica Primaz de Salvador está disposto numa hierarquia ascendente e baseada nos 3 graus do Sacramento da Ordem: o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconado. Seguindo esta estrutura, é composto pelos seguintes integrantes.

ARCEBISPO_-_DOM_SÉRGIO.jpg
Arcebispo
Cardeal Dom Sérgio da Rocha 

Data de Nascimento: 17/10/1959
Data de Ordenação Presbiterial: 14/12/1984
Data de Ordenação Episcopal: 11/08/2001
Nomeação como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil: 11/03/2020
Posse como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil: 05/06/2020
Lema: “Omnia in Caritate” - Tudo na Caridade.

PÁROCO_-_PE_ABEL_PINHEIRO.jpg
Pároco
Padre José Abel Carvalho Pinheiro

Data de Nascimento: 19/12/1956
Data de Ordenação: 01/02/1981
Nomeação como Pároco da Catedral Basílica de São Salvador: 09/02/2019
Posse como Pároco da Catedral Basílica de São Salvador: 09/02/2019

VIGÁRIO_-_PE_HANS_BONISCH.jpg
Vigário Paroquial
Padre Hans Bönisch

Data de Nascimento: 26/06/1960
Data de Ordenação: 13/06/1987
Apresentação como Vigário Paroquial da Catedral Basílica de São Salvador: 18/11/2012

DIÁCONO_-_RAIMUNDO_MORENO.jpg
Diácono
Raimundo Moreno de Almeida

Data de Nascimento: 12/01/1941
Data de Ordenação: 26/12/2000
Provisão de Diácono: 11/11/2012
Apresentação como Diácono da Catedral Basílica de São Salvador: 18/11/2012

DIÁCONO - FRANCISCO JOSÉ.jpg
Diácono
Francisco José Homem de Bitencourt

Data de Nascimento: 25/07/1952
Data de Ordenação: 30/11/2019
Provisão de Diácono: 30/11/2019
Apresentação como Diácono da Catedral Basílica de São Salvador: 30/11/2019